Rede de cooperação entre pesquisadores do XIX ENANPUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4793

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a existência de uma rede de colaboração científica entre os pesquisadores participantes das sessões temáticas do XIX ENANPUR; bem como analisar a forma de organização e cooperação para o desenvolvimento da produção científica entre os atores envolvidos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo, de natureza quantitativa, com emprego de técnicas de análises de redes sociais de cooperação. Os dados obtidos foram tabulados em planilha eletrônica do software Microsoft Excel e exportados para o software UCINET 6.0. Na edição pesquisada foram divulgados 449 artigos dispostos nas doze sessões temáticas do evento e envolveram a participação de 935 pesquisadores. A maioria dos autores desenvolveram os artigos através de colaboração científica, observou-se que a rede de cooperação dos autores apresenta baixa densidade e descentralizada. Os autores estão ligados a 137 instituições, sendo que 41 atuaram de maneira isolada. Assim, com relação a rede de colaboração levando em consideração as instituições que os autores estão vinculados, observou-se uma rede que apresenta baixa densidade e descentralizada, sendo que a instituição com maior índice de intermediação foi a Universidade de São Paulo (USP). 

Palavras-chaves: Redes de colaboração; ENANPUR; Densidade; Centralidade; Intermediação.

Biografia do Autor

Nathanni Marrelli Matos Mauricio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda em Desenvolvimento Regional Universidade Federal do Tocantins. Mestra em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL UFT). Tocantins. Brasil.

Alex Pizzio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Doutorado pela Universidad Nacional Autónoma de México - UNAM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins UFT. Tocantins. Brasil.

Nilton Marques de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV, Economista pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins . Tocantins. Brasil.

Lia de Azevedo Almeida, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta III, na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional, e no Programa de Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, e do curso de graduação em Administração. Tocantins. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Mauricio, N. M. M., Pizzio, A., Oliveira, N. M. de, & Almeida, L. de A. (2024). Rede de cooperação entre pesquisadores do XIX ENANPUR. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 121–132. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4793

Edição

Seção

Artigos