A economia criativa como motor do desenvolvimento local: o caso de Natividade – TO
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.4777Resumo
As atividades relacionadas à economia criativa são uma alternativa para a inserção produtiva, diferenciando-se das demais atividades econômicas por utilizar aspectos criativos para a sua realização. O objetivo desta pesquisa foi investigar a contribuição das atividades de economia criativa para o desenvolvimento local no município de Natividade – TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, mediante dados disponibilizados pelo IBGE, FIRJAN, relatórios, documentos e bancos de dados do município de Natividade e do estado do Tocantins, do IPHAN e da Associação Comunitária Cultural de Natividade – ASCCUNA. Os resultados demonstraram que a exploração de algumas tradições culturais centenárias de Natividade, como a ourivesaria, a produção de biscoitos e as danças folclóricas geram emprego e renda, com contribuição para a economia do município. No entanto, o forte potencial do turismo religioso das três maiores festas da tradição católica nativitana ainda não é explorado. Essa limitação impede o desenvolvimento pleno do potencial da economia criativa para o município, especialmente quanto a inclusão produtiva da população local. Os dados apresentados nesse trabalho podem subsidiar políticas públicas para fomentar a consolidação da econômica criativa enquanto setor relevante da economia local.
Palavras-chave: Economia criativa. Desenvolvimento. Desenvolvimento local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.