Crescimento e desenvolvimento econômico na fronteira brasileira

o que mostram os indicadores de convergência?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4196

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a convergência entre o crescimento dos setores econômicos e dos indicadores de desenvolvimento socioeconômico das regiões intermediárias na faixa de fronteira brasileira. Com isso, esse estudo identificou a média de convergência com a metodologia proposta por Williamson e Fleming. As variáveis utilizadas para a análise da convergência do crescimento econômico foram o PIB, o PIB per capita e o PIB per capita setorial; para a convergência do desenvolvimento socioeconômico foi utilizado como parâmetro o (IFDM). O período de análise foi 2005 e 2017. Os resultados identificaram que os Arcos da faixa de fronteira apresentarem crescimento econômico em diferentes setores, conforme sua vantagem comparativa. Nos indicadores de desenvolvimento ocorreram divergência, principalmente para as dimensões Educação e Saúde, apontando que as regiões intermediárias da faixa de fronteira ainda têm dificuldades em avançar nos aspectos sociais do desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Análise regional; Desenvolvimento fronteiriço; Desenvolvimento regional; Desenvolvimento econômico; Economia regional.

Biografia do Autor

Lorena Regina de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. Paraná. Brasil.

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Québec (UQAC)/Canadá. Docente do departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-22

Como Citar

Oliveira, L. R. de, & Lima, J. F. de. (2024). Crescimento e desenvolvimento econômico na fronteira brasileira: o que mostram os indicadores de convergência?. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 97–120. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4196

Edição

Seção

Artigos