Modelos lineares mistos como ferramenta estatística para análise do índice de desempenho dos municípios do estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12.3998Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar reflexão sobre a aplicação dos Modelos Lineares Mistos para a análise do Índice de Desempenho dos Municípios (IDM) do Estado de Goiás para os anos de 2012, 2014, 2016 e 2018. Para isso realizamos uma revisão da literatura acerca de Modelos Lineares Mistos, bem como do contexto que permeou a aplicação do modelo que diz respeito a situação socioeconômica dos municípios goianos nos anos selecionados. Além da revisão bibliográfica, foram coletados dados no Banco de Dados Estatísticos de Goiás do Instituto Mauro Borges. Os resultados indicaram que os modelos lineares mistos modelaram adequadamente os efeitos das covariáveis no IDM. Conclui-se que em base de dados nas quais as mesmas unidades experimentais são coletadas mais de uma vez, há necessidade de modelagem estatística que consiga captar as variações entre os agrupamentos e dentro dos agrupamentos. Desta forma, na análise do IDM, as variáveis equilíbrio orçamentário, PIB per capita, infraestrutura de telefone e internet, distribuição de médicos por mil habitantes e emprego formal tiveram impactos positivos no Índice de Desempenho dos Municípios goianos. Por outro lado, número de matrículas em unidades escolares impactou negativamente o IDM.
Palavras-chave: Modelos Lineares Mistos. Índice de Desempenho dos Municípios Goianos. Desenvolvimento Regional. Dados Longitudinais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.