Potencial de aproveitamento da madeira
viabilidade ambiental e comercial na fabricação de briquetes
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12.3946Resumo
O descarte inadequado de resíduos gerados durante o processamento mecânico de madeiras vem provocando uma série de problemas ambientais. A conscientização quanto à armazenagem, estocagem e o descarte se faz necessária a fim de evitar o despejo na natureza, provocando a contaminação do solo e possíveis impactos ambientais. Portanto, se faz necessário o desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento dos mesmos a fim de reduzir as pressões sobre as florestas nativas. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade ambiental e comercial da reutilização de resíduos da madeira na fabricação de briquetes na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia desta pesquisa dividiu-se em revisão bibliográfica e exploração de campo com a catalogação das empresas que geram este tipo de resíduo, para posterior averiguação da viabilidade de sua utilização na fabricação de briquetes e, por fim, a discussão e análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam para a utilização dos resíduos, briquetes, como fonte de energia renovável contribuindo com o meio ambiente, geração de empregos, diminuição da poluição visual tanto nos pátios das madeireiras como nos locais de descartes inapropriados espalhados pela cidade. É interessante apresentar ainda que, os resíduos podem ser um bom negócio para o madeireiro, pois o desdobro da madeira é suficiente para a fabricação em média de 16.500 mil quilos de briquetes mês. Conclui-se que existe uma enorme quantidade de resíduos gerados pelas madeireiras do município, a pesquisa demonstrou que há demanda suficiente para implantação de uma fábrica de briquetes, contribuindo para a redução dos resíduos e para práticas mais sustentáveis do setor madeireiro.
Palavras-chave: Resíduos de madeira. Meio ambiente. Descarte. Reaproveitamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.