O desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul
uma leitura a partir de indicadores municipais
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3898Resumo
O estado do Rio Grande do Sul tem sua dinâmica de desenvolvimento fortemente marcada pelo desenvolvimento da agropecuária. Contudo, distintas dinâmicas se instauraram no espaço rural gaúcho ao longo do tempo. Assim, o artigo tem por objetivo caracterizar os processos de desenvolvimento rural no estado do Rio Grande do Sul a partir de indicadores multidimensionais de desenvolvimento rural, organizados de forma a entender o desenvolvimento rural de forma processual. A técnica estatística utilizada foi a análise fatorial e a de cluster. A análise apontou a existência de uma situação heterogênea em termos de desenvolvimento no espaço rural gaúcho, havendo regiões onde o processo de desenvolvimento tem se mostrado virtuoso e associado à dinâmica da urbanização, e outras situações em que o passivo da dependência agropecuária extensiva, a concentração fundiária, a distância dos grandes centros consumidores e a baixa diversificação das atividades econômicas levaram ao sentido oposto.
Palavras-chave: Indicadores. Desenvolvimento rural. Rio Grande do Sul. Análise de clusters.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.