Integrando a agricultura urbana e periurbana em políticas de planejamento urbano
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3198Resumo
O rápido crescimento das populações urbanas nos países em desenvolvimento, torna-se impreterível a incorporação da agricultura urbana e periurbana ao planejamento urbano, a partir de políticas de desenvolvimento agrícola e urbano. O estudo teve como objetivo apontar as políticas que dificultam e que favorecem o desenvolvimento da agricultura urbana e periurbana. Para isso, realizou-se uma análise bibliométrica e em seguida, aplicou-se o método PRISMA para a análise sistemática. Os resultados evidenciaram que as cidades possuem políticas de uso da terra, zoneamento de proteção, financiamentos, aluguéis temporários ou doações de terras, método de preservação ambiental e um meio de promover a saúde pública. Entretanto, existem cidades com zoneamento restritivo, políticas proibitivas, regulações mal definidas, restrições de recursos, terras com preços elevados e atividade informal. Conclui-se que a agricultura urbana e periurbana depende de políticas públicas de planejamento urbano do uso das terras agrícolas, políticas de incentivo para produção e consumo.
Palavras-chave: Cidades. Governo. Políticas Públicas. Produção de Alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.