Produção de soja, desigualdades no campo e mudanças climáticas na região do Matopiba
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2703Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre produção de soja e desigualdade fundiária dos municípios e de renda dos estabelecimentos agropecuários da região do Matopiba, no período entre 2006 e 2017. Também de verificar se a expansão das áreas de sojicultura está associada as mudanças climáticas locais no período de 1999 a 2018. Para isso, os indicadores econômicos e fundiários dos municípios produtores - MPS e não produtores de soja - NPS foram comparados. Além disso, foi realizada a análise de correlação entre variáveis climáticas e a área destinada à soja. Os resultados indicam que o crescimento econômico dos MPS não reduz as desigualdades. Os MPS há mais de 30 anos são os que apresentaram maior crescimento econômico e concentração de renda, porém, sem alterações significativas na concentração fundiária. Os NPS apresentaram queda da desigualdade fundiária e de renda, embora sua renda total e suas áreas produtivas sejam menores que as dos MPS. O tamanho das áreas de cultivo dessa conmoditie apresentou significativa relação com os efeitos indesejados o clima, como elevação das temperaturas médias e redução do volume de chuvas. Conclui-se que a sojicultura induz a um tipo de crescimento econômico que destoa dos princípios do desenvolvimento sustentável.
Palavras-Chave: Sustentabilidade. Agricultura. Ambiente. Economia. Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.