Desenvolvimento regional do sudeste do Pará
baseado na aplicação do índice de desenvolvimento regional
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2666Resumo
Este artigo examinou o processo de desenvolvimento regional do sudeste do Pará, identificado como a parte do Estado pertencente à região de referência denominada Centro Norte do Brasil. A metodologia utilizada foi o Índice de Desenvolvimento Regional e, como recorte temporal, os anos de 2000 a 2010. Os principais resultados apontam para uma região onde o município de Marabá se destaca como lugar central, mas Parauapebas e Tucuruí também têm destaque, de formas e intensidades diferentes. De modo geral, todos os municípios avançaram no conjunto dos indicadores. A região tem aptidão para crescimento sustentado em uma economia de base exportadora, necessitando investir em agregação de valor ao produto regional, fixar os ganhos e internalizar seus benefícios. Do ponto de vista do capital social, ocorreram melhoras no período analisado, havendo, porém, espaço para o fortalecimento do empoderamento da sociedade organizada.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Centro Norte. Sudeste do Pará. Índice de Desenvolvimento Regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.