Impactos socioeconômicos do setor sucroenergético na Paraíba
uma análise com dados em painel para 2005-2016
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2636Resumo
O artigo analisa o impacto socioeconômico do setor sucroenergético no estado da Paraíba no período 2005-2016. Para tanto, faz-se uso do método de dados em painel para quatro regressões, utilizando-se como variável dependente o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) Consolidado e suas variações para educação, saúde, emprego e renda, respectivamente. Além de uma variável dummy para capturar o impacto do município se relacionar, diretamente ou indiretamente, com as unidades produtivas, foram incorporadas ao modelo: área plantada, quantidade produzida, densidade demográfica e valor adicionado do setor de serviços. Os resultados mostram que o setor impacta positivamente o emprego e a renda dos municípios relacionados com a produção. Por outro lado, esse impacto seria negativo sobre a saúde e a educação. Consequentemente, o resultado negativo também é observado para o IFDM Consolidado no período analisado. Esses resultados sugerem que os ganhos de emprego e renda com o setor não seriam suficientes para elevar os investimentos municipais e das famílias em saúde e educação. Naturalmente, reconhecendo-se as limitações do estudo, outras pesquisas são necessárias para o estado da Paraíba de modo a corroborar, ou não, os resultados aqui obtidos.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Setor Sucroenergético. Dados em Painel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.