Guiana Francesa e Amapá: dinâmicas políticas e econômicas (1940-1945)
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.446Palabras clave:
Política. Fronteiras. Desenvolvimento regional.Resumen
As relações entre Brasil (Amapá) e Guiana Francesa caracterizaram-se, no decorrer do século XX, por aproximações e distanciamentos que, ainda hoje, não se estruturaram de forma clara. Por um lado, disputaram por muito tempo fronteiras em comum, implicando em conflitos armados, entreveros diplomáticos e desconfianças. Por outro, ambas entidades políticas intercambiaram imigrantes, atividades econômicas e comerciais. O primeiro lustro dos anos 1940 foi o período em que se estruturou o Território Federal do Amapá, hoje Estado, e a Guiana Francesa enquanto Estado francês de ultramar. Contribuir para entender essa errática relação, tendo em vista ainda o impacto da Segunda Guerra Mundial, é o objetivo deste artigo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.