(Des)envolvimento regional, fronteira e o espaço do agronegócio no Tocantins
crescimento econômico sem distribuição de renda
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2509Resumen
O objetivo deste artigo é demonstrar e analisar os indicadores sociais dos municípios tocantinenses de Campos Lindos, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso e Porto Nacional no período de 1991 a 2010 onde atua o agronegócio. O que se percebe é que os índices de qualidade de vida social dos municípios analisados não correspondem aos índices recomendados pela Organização das Nações Unidas. A elaboração do texto baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o debate teórico a respeito da relação entre a atividade econômica do agronegócio e as condições sociais da população local. Os procedimentos metodológicos basearam-se no método qualitativo. Tais procedimentos foram organizados e executados a partir de uma análise teórico-crítica sobre os desdobramentos sociais da fronteira capitalista no Tocantins. Os impactos negativos provenientes do agronegócio são de grandes proporções. A grande concentração de terras para a produção de monoculturas como a soja, acaba apropriando dos espaços produtivos dos pequenos proprietários de terras. Por outro lado, os camponeses não dispõem de recursos financeiros para investir em tecnologia para produzir em maior escala e concorrer com o grande produtor. Os grandes latifúndios muito embora concentrem uma grande área de lavoura, não empregam muitos trabalhadores, parcela da mão de obra oferecida é automatizada. O plantio e a colheita da produção são realizados de forma mecanizada e sazonal, o que exige uma mão de obra técnica, que muitas vezes não absorve a mão de obra disponível nas regiões em que se instalam a atividade econômica do agronegócio.
Palavras-chave: Agronegócio. Fronteira Capitalista. Indicadores Sociais. Políticas de Desenvolvimento Regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.