Projetos de infraestrutura, desastres e indicativos para novos desastres em Barcarena, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2457Resumen
O contexto global na atualidade é conformado por uma forte conexão e integração de regiões, países e instituições ao jogo de inclusão de espaços a um processo de “modernização e seletividade espacial” (especialização produtiva e especulativa) com o objetivo de contribuir na hiperfluidez de mercadorias, dinheiro, capital, força de trabalho e pessoas, informações e especulação. Nessa configuração global, geopolítica e de financeirização da economia mundial está inserido o município de Barcarena (nordeste do estado do Pará), o estado do Pará e a Amazônia. Considerando tal discussão o artigo tem o objetivo apresentar de forma sintética e analítica: 1) o papel de Barcarena na rede de produção global de mercadorias; 2) os novos projetos de infraestrutura (e os projetos antigos) e os planejados (e os agentes estruturadores); e, 3) como as novas infraestruturas são indicativos para a produção de novos desastres. O recorte temporal da pesquisa foi de 2015 a 2019, com observações, entrevistas, diálogos com lideranças sociais, análise de documentos oficiais acerca de projetos materializados e sob planejamento. Barcarena é um ponto nodal e célula de fluidez e configuração real de novo corredor de exportação de commodities agrícolas (soja e milho), cujos principais desastres são: 1) desapropriações/expulsões; 2) degradação e poluição ambiental; 3) violação de direitos humanos e étnicos de povos tradicionais. As novas infraestruturas (principalmente portuária) é indicativo, por sinergia de empreendimentos, para novos de desastres e crimes ambientais.
Palavras-chave: Barcarena. Logística. Amazônia. Desastres. Acumulação por espoliação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.