O desempenho das regiões econômicas do Tocantins em tempos de crise (2010-2015)
uma análise espacial
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2162Resumen
O principal objetivo deste artigo consistiu em analisar a relação entre interações espaciais e crises nas Regiões Econômicas do Tocantins (TO). Por dependerem dos recursos oriundos da União e também pelos serviços ofertados nos polos nacionais, Brasília e São Paulo, qualquer perturbação advinda desses lugares afeta negativamente as suas bases produtivas. Mensurou-se esse fenômeno por meio do I de Moran Global e Local (LISA) em dois períodos (2010/2012 e 2013/2015). Os resultados apontaram que as relações espaciais entre as Regiões Econômicas do Tocantins foram impactadas pelas crises de diferentes formas, sendo que no norte do estado houve uma maior retração de suas atividades produtivas. Na faixa central, onde localiza a capital, Palmas, ocorreu recuperação em vista da aproximação entre as principais centralidades urbanas do estado. Nesse sentido, afirmou-se que esse cenário aconteceu diante das diferenças de conhecimentos produtivos entre as regiões do Tocantins. Sendo assim, ressaltou-se a importância de se analisar as aglomerações urbanas como forma de superar crises.
Palavras-chave: Interações Espaciais. Economia Regional. Crises
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.