A nova indústria do sudoeste maranhense
impactos socioeconômicos na cidade de Imperatriz – MA
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9ied.%20esp..2130Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos socioeconômicos da implantação de uma indústria de papel e celulose na cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste maranhense, Brasil. Para tanto, a pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica, estudo de publicações técnicas e artigos, bem com o levantamento e análise de um conjunto de dados de fontes secundárias, sendo verificado o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), no período compreendido entre os anos de 2008 e 2016. Os resultados apontam crescimento econômico, principalmente a partir do ano de 2012, quando o município atingiu altos índices no PIB e repercussão no desenvolvimento. Constatou-se ao final que a nova indústria contribuiu para o fortalecimento da econômica e desenvolvimento local e regional, com elevação da participação do setor industrial na formação do PIB, com consequências de melhorias principalmente nas áreas da educação e saúde, refletindo também em grande movimentação comercial e de prestação de serviços, promovendo um efeito multiplicador positivo na cidade e em toda região.
Palavras-chave: Industrialização. Crescimento. Desenvolvimento. PIB. IFDM.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.