Sequestro de carbono

um estudo da distribuição espacial na bacia hidrográfica do Rio Canoinhas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2023

Resumen

A Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas (BHRC) ocupa uma superfície de 1.663km², representando cerca de 16% da área do Planalto Norte Catarinense (PNC). Esta região era originalmente coberta por ecossistemas naturais com predomínio da Floresta Ombrófila Mista (FOM), uma das formações do bioma Mata Atlântica. A Mata de Araucárias apresenta elevados níveis de biodiversidade e alta capacidade de produção de biomassa florestal, sendo que sua ampla abrangência resulta em grandes reservatórios de carbono. O objetivo deste estudo foi verificar a distribuição espacial do estoque de carbono na BHRC. Para isto foram gerados mapas de cobertura e uso dos solos da BHRC, utilizando imagens satelitais de média resolução espacial dos anos de 2006, ano de instauração da Lei da Mata Atlântica, e de 2014. A determinação dos estoques de carbono das coberturas foi realizada por meio de revisão de literatura científica. Finalmente, estes materiais foram utilizados para gerar mapas de distribuição espacial de estoque de carbono. Como resultados se verificou que as áreas com vegetação nativa aumentaram 7.290 hectares, representando uma variação de 11%. As superfícies de produção florestal com espécies exóticas aumentaram 950 hectares (8,5%), com diminuição no uso de espécies do gênero Pinus, e aumento de 519% nas áreas com espécies do gênero Eucalyptus. Com base nas informações geradas se pode evidenciar o papel dos dispositivos legais para conservação da vegetação nativa, bem como identificar as principais áreas de armazenamento de carbono na BHRC. O uso de técnicas de sensoriamento remoto se apresenta como uma ferramenta importante para análises espaciais de Serviços Ecossistêmicos (SE).

Palavras chave: Serviços Ecossistêmicos. Sensoriamento Remoto. Mata de Araucárias.

 

Biografía del autor/a

Franco Schinato, Universidad de la Republica - UDELAR. Facultad Agronomia - FAGRO

Engº. Florestal, discente do curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Santa Catarina. Brasil. Universidad de la Republica - UDELAR. Facultad Agronomia – FAGRO. Montevideo. Uruguai.

Publicado

2019-05-22

Cómo citar

Schinato, F. (2019). Sequestro de carbono: um estudo da distribuição espacial na bacia hidrográfica do Rio Canoinhas. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9, 347–365. https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2023

Número

Sección

Artigos