Dinâmica locacional da estrutura produtiva nas mesorregiões do Ceará nos anos de 2005 e 2015
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.1881Resumen
Este trabalho teve como objetivo geral estudar a dinâmica locacional das atividades econômicas no Estado do Ceará a partir de suas mesorregiões, nos anos de 2005 e 2015. Para tanto, os dados básicos utilizados para a construção dos indicadores referem-se aos empregos formais classificados por setores entre as mesorregiões do estado do Ceará, obtidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os principais resultados apontaram a mesorregião do Jaguaribe como mais especializada no ramo agropecuário tanto em 2005 (8,43) quanto 2015 (9,71) demonstrando a influência da modernização agrícola nesta região. A mesorregião Metropolitana de Fortaleza apresentou desempenho significativo no setor de Comércio e Construção Civil, em ambos anos analisados, demonstrando especialização no setor. Embora tenha diminuído a concentração no setor industrial da mesorregião, cabe destacar que essa reorientação espacial na Indústria foi destinada a municípios que compõe a Região Metropolitana de Fortaleza, reafirmando, assim, a apropriação espacial pela reestruturação produtiva. Os setores de serviços e comércio apresentaram um alto grau de especialização e foram os mais significativos entre as mesorregiões cearenses nos anos analisados. Por outro lado, o setor de Construção Civil está concentrado nas mesorregiões Metropolitana de Fortaleza (1,19) e Norte Cearense (1,02), no ano de 2015.
Palavras-chave: Dinâmica Locacional. Mesorregiões Cearenses. Desenvolvimento Regional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.