Pomares da Mata Atlântica: busca pelo desenvolvimento sustentável na região do Alto Tietê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5428

Resumo

Entre 2017 e 2019, na Região do Alto Tietê, foi desenvolvido o projeto “Pomares da Mata Atlântica” com o objetivo de promover práticas sustentáveis de uso da terra e conservação da biodiversidade, por meio da implementação de Sistemas Agroflorestais. Esta região ainda preserva fragmentos de Mata Atlântica, reconhecidos por sua elevada biodiversidade. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os participantes e suas propriedades rurais, além de descrever a influência deste projeto nas práticas agrícolas e na qualidade ambiental. O estudo foi conduzido como uma pesquisa de campo, com abordagem observacional, recorte transversal e análises descritivas e quantitativas. Um instrumento de coleta de dados, contendo questões sobre características sociodemográficas e a influência do projeto, foi aplicado a 35 proprietários rurais. Os resultados indicam que os proprietários adotam diferentes práticas agrícolas e sistemas de gestão, evidenciando uma transição do sistema convencional para o agroecológico, com algumas propriedades já implementando sistemas agroecológicos Stricto Sensu. Além disso, as propriedades apresentam uma diversidade de abordagens produtivas, destacando-se o cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, como o cambuci, e a aplicação de práticas agroecológicas. Foi também notável a percepção dos agricultores sobre a pouca valorização dos produtos oriundos da Mata Atlântica pela população, identificando um desafio significativo na busca pela sustentabilidade.

Palavras-chave: desenvolvimento regional; meio ambiente; gestão ambiental.

Biografia do Autor

Mariana Ayumi Goto, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Mestre em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil.

Kyury Silva de Assis, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestrando em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil.

Claudia Mascagni Prudente, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Doutoranda do Instituto de Botânica. São Paulo. São Paulo. Brasil.

Maria Santina de Castro Morini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Goto, M. A., Assis, K. S. de, Prudente, C. M. ., & Morini, M. S. de C. . (2024). Pomares da Mata Atlântica: busca pelo desenvolvimento sustentável na região do Alto Tietê. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 617–642. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5428

Edição

Seção

Artigos