Industrialização e desenvolvimento regional: política do CODIVAP no Vale do Paraíba na década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.265Keywords:
industrialização, desenvolvimento regional, memória do planejamento.Abstract
O presente artigo resulta da pesquisa sobre a elaboração das políticas de desenvolvimento regional para o Vale do Paraíba paulista durante a década de 1970. O objetivo foi identificar como a expansão econômica e urbana das cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Guaratinguetá, pautada na industrialização, implicou na concentração dos empregos e da renda nestas cidades e provocou a necessidade de planejar o desenvolvimento regional. A pesquisa foi realizada com o exame dos documentos do CODIVAP (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), composto com a associação entre as prefeituras do Vale do Paraíba paulista. A análise da trajetória histórica do desenvolvimento regional mediante a verificação da institucionalização de diretrizes para planejar seus desdobramentos revelou a busca por soluções para as contradições produzidas com a industrialização e a urbanização, como, por exemplo, a ampliação das diferenças sociais e econômicas entre os pólos de desenvolvimento e as demais cidades da região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.