Assistência técnica e extensão rural: um estudo de caso no município de Xinguara-PA
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5700Resumo
Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) possuem relevância política e socioeconômica para o desenvolvimento rural no Brasil, e são fundamentais no estreitamento das relações entre as informações tecnológicas e o produtor rural. Nesse sentido, a finalidade deste trabalho foi analisar a importância da extensão rural para os agricultores familiares do município de Xinguara-PA. A metodologia utilizada apresentou cunho quali-quantitativo, mediante a realização de entrevistas semiestruturadas com agricultores e técnicos da Ater na região, tanto no setor público quanto no privado. A partir das indagações feitas, foi possível reunir resultados significativos sobre o tema estudado, concluindo-se que, além da relevância do serviço de Ater, uma parcela considerável de agricultores não possui conhecimentos sobre o funcionamento das atividades, principalmente em relação ao serviço prestado de forma pública. Além disso, a pesquisa demonstra uma oportunidade de nicho de trabalho para os profissionais das Ciências Agrárias nessa região e contribuições ao desenvolvimento regional.
Palavras-chave: Agricultura familiar. Assistência Técnica. Desenvolvimento rural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.