Tipologias de desmatamento e desenvolvimento no Ceará: uma análise exploratória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5484

Resumo

O estudo descreve a relação entre dinâmica do desmatamento, do desenvolvimento e da saúde humana para os 184 municípios do estado do Ceará no ano de 2018. Construiu-se uma tipologia para os municípios por meio da Análise Fatorial (AF) e de Cluster. Como resultado, encontraram-se quatro grupos bem definidos que exibem interações distintas entre perda florestal, níveis de desenvolvimento humano e saúde. Por fim, apresentaram-se as implicações para as políticas públicas que buscam promover a recuperação florestal e a conservação em longo prazo por meio de práticas de desenvolvimento local e regional ligadas à convivência com a região semiárida.

Palavras-chave: Desenvolvimento local sustentável. Métodos multivariados. Políticas públicas.

Biografia do Autor

José Alex do Nascimento Bento, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Fortaleza. Ceará. Brasil.

Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Bento, J. A. do N., & Campos, K. C. (2024). Tipologias de desmatamento e desenvolvimento no Ceará: uma análise exploratória. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 972–992. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5484

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)