Desafios das startups em Florianópolis (SC): fatores que levam o empreendedor ao insucesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5456

Resumo

A contribuição das startups é reconhecida, apesar de uma estratégia de alto risco, mas alta recompensa, com significativa taxa de fracassos e uma baixa proporção de sucesso. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores que levam o indivíduo a não ter sucesso na criação de startups localizadas na cidade de Florianópolis (SC). A metodologia utilizou a análise de conteúdo de 14 entrevistas analisada pelo Python. Os resultados apontam que as startups da região falham porque houve ausência no planejamento a longo prazo, não se adaptaram às mudanças do mercado, ocorreram problemas entre os sócios, enfrentaram a falta de recursos e os empreendedores não levaram em conta as reais necessidades do mercado, testando e adequando o seu projeto junto à comunidade e consequentemente, não ofereceram o produto/serviço e atendimento adequados ao cliente. 

Palavras-chave: empreendedores; startups; insucesso.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília IFB

Doutorado em: Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional – UJI; Doutorado em Administração - UnB; Doutorado em Ciências Administrativas e Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Instituto Federal de Brasília IFB. Brasília, DF. Brasil.

Amanda Pinheiro, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

É estrategista digital, criando estratégias, conteúdos e mídia paga, além de realizar consultorias e mentorias na área de comunicação e marketing. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na UNIVALI, em Itajaí, possui graduação em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Suas áreas de interesse incluem gerenciamento de redes sociais, tráfego pago, produção de conteúdo, e-mail marketing, marketing digital, relacionamento com os públicos e eventos.                          

Luciane Gobbo Brandão, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente e Coordenadora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, é doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui mestrado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Suas áreas de interesse incluem psicologia clínica, jurídica e organizacional; saúde mental, saúde e adoecimento ocupacional, alcoolismo e drogadição, psicologia e comportamento organizacional, psicologia jurídica, gestão de pessoas, psicologia da saúde.

Fernando César Lenzi, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), possui doutorado em Administração pela FEA - USP/SP, mestrado em Administração pela (FURB), graduação em Administração de Empresas pela (FURB). Suas áreas de interesse incluem empreendedorismo, marketing, comportamento empreendedor, relacionamento e administração. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais. Autor e Organizador do livro "O Empreendedor de Visão" pela Editora Atlas. Autor do livro "A Nova Geração de Empreendedores" também pela mesma editora. Autor e Organizador do livro "Ação Empreendedora pela Editora Gente. Autor do livro "Talentos Inovadores na Empresa" pela Editora IBPEX. Autor e Organizador do livro "Marketing Empreendedor" pela Editora IBPEX.

Gustavo Behling, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

É professor dos Programas (PPGA) e PMPGIL) e Coordenador do curso de Comércio Exterior da Escola de Negócios e dos cursos de MBA em Gestão Empresarial, Finanças Empresariais e Gestão da Cadeia de Suprimentos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) possui doutorado em Administração e mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) é bacharel em Administração pela Univali. Suas áreas de interesse incluem Empreendedorismo, Métodos Qualitativos e Metodologia da Pesquisa Aplicada. ´É Membro do Grupo de Pesquisa PROFORME (Processo de Formação de Estratégias). É líder do tema Empreendedorismo, Pequenas empresas e Estratégia do EGEPE (Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e do tema Casos para Ensino do EnANPAD (Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração).

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Leite, E. D., Pinheiro, A., Brandão, L. G., Lenzi, F. C., & Behling, G. (2024). Desafios das startups em Florianópolis (SC): fatores que levam o empreendedor ao insucesso. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 867–885. https://doi.org/10.24302/drd.v14.5456

Edição

Seção

Artigos