Pomares da Mata Atlântica: busca pelo desenvolvimento sustentável na região do Alto Tietê
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v14.5428Resumo
Entre 2017 e 2019, na Região do Alto Tietê, foi desenvolvido o projeto “Pomares da Mata Atlântica” com o objetivo de promover práticas sustentáveis de uso da terra e conservação da biodiversidade, por meio da implementação de Sistemas Agroflorestais. Esta região ainda preserva fragmentos de Mata Atlântica, reconhecidos por sua elevada biodiversidade. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar os participantes e suas propriedades rurais, além de descrever a influência deste projeto nas práticas agrícolas e na qualidade ambiental. O estudo foi conduzido como uma pesquisa de campo, com abordagem observacional, recorte transversal e análises descritivas e quantitativas. Um instrumento de coleta de dados, contendo questões sobre características sociodemográficas e a influência do projeto, foi aplicado a 35 proprietários rurais. Os resultados indicam que os proprietários adotam diferentes práticas agrícolas e sistemas de gestão, evidenciando uma transição do sistema convencional para o agroecológico, com algumas propriedades já implementando sistemas agroecológicos Stricto Sensu. Além disso, as propriedades apresentam uma diversidade de abordagens produtivas, destacando-se o cultivo de espécies nativas da Mata Atlântica, como o cambuci, e a aplicação de práticas agroecológicas. Foi também notável a percepção dos agricultores sobre a pouca valorização dos produtos oriundos da Mata Atlântica pela população, identificando um desafio significativo na busca pela sustentabilidade.
Palavras-chave: desenvolvimento regional; meio ambiente; gestão ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.