A questão de terras no Contestado

diversidade de conflitos e motivações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.5013

Resumo

Este artigo reflete sobre o peso, a relevância e o momento da manifestação da questão agrária no movimento do Contestado, considerando a diversidade regional alcançada pela expansão do movimento sertanejo e as diferentes naturezas de conflitos agrários em curso antes e durante a Guerra do Contestado (1912-1916). Este estudo considera que a reunião do núcleo inicial do eixo de Taquaruçu até Caraguatá era formado por um grupo sertanejo criador do projeto das cidades santas, seguidores dos monges, mas não era uma região impactada com processos sérios de concentração fundiária. A questão agrária era mais pronunciada nas regiões de expansão do movimento, fora do núcleo inicial. Fica destacada a diversidade dos perfis sociais e dos conflitos locais na expansão do movimento para além de seu núcleo original.

Palavras-Chave: Guerra do Contestado. Questão Agrária. Movimento social do Contestado.

Biografia do Autor

Paulo Pinheiro Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em História. Professor do Departamento de História da UFSC. Membro da coordenação do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do INCT PROPRIETAS: História Social da Propriedade e dos Direitos de Acesso. Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Machado, P. P. (2023). A questão de terras no Contestado: diversidade de conflitos e motivações. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 608–626. https://doi.org/10.24302/drd.v13.5013

Edição

Seção

Artigos