O desenvolvimento regional da área de planejamento urbano regional e demografia - PLURD

inventário e considerações de linhas de pesquisa e terminologias em programas da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4904

Resumo

O presente artigo apresenta análise da articulação entre conceitos e processos históricos vinculados ao debate sobre desenvolvimento, especialmente em Programas de Pós-Graduação ligados ao Desenvolvimento Regional na Area PLURD – CAPES. Compreender desdobramentos de concepções da expressão desenvolvimento regional que viceja no interior dos programas de conhecimento estrito, Stricto Sensu, se coloca como objetivo deste trabalho. Conhecer e analisar caminhos da pesquisa, de que forma são articuladas ideias sobre conceitos ou escalas de análise destes Programas se apresenta como exercício inicial. A metodologia envolveu levantamento dos Programas e temas ligados ao Desenvolvimento Regional, análise dos termos das Linhas de Pesquisas por meio do acesso aos portais de dados da Capes, Plataforma Sucupira e endereços virtuais de cada Programa. Como principais resultados se percebeu que o debate sobre desenvolvimento, a princípio em termos normativos e institucionais vinculados às discussões de disparidades e desigualdades nos Programas de Pós-graduação apresentaram diversidade da agenda, temas e termos. E os termos mais recorrentes foram Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, Planejamento, Território e Desenvolvimento.

Palavras chaves: Linhas de Pesquisa; Desenvolvimento Regional; Área PLURD Capes.

Biografia do Autor

Cintia Neves Godoi, Centro Universitário Alves Faria

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria. Goiânia – GO – Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Santa Catarina, Brasil

Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto do curso de graduação em Ciências Econômicas do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

Godoi, C. N., Bazzanella, S. L., Marchesan, J., & Gumiero, R. G. . (2023). O desenvolvimento regional da área de planejamento urbano regional e demografia - PLURD: inventário e considerações de linhas de pesquisa e terminologias em programas da pós-graduação brasileira. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 482–509. https://doi.org/10.24302/drd.v13.4904

Edição

Seção

Artigos