Interiorização da pós-graduação em planejamento urbano e regional na Amazônia
a trajetória do PPGPAM
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4203Resumo
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2018 e compõe atualmente um dos dois programas de pós-graduação da área de concentração de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD) no interior da Amazônia. A interiorização do PPGPAM na Amazônia, localizado em Marabá no Pará, fortalece o movimento de desconcentração de programas do Sul e Sudeste, e capitais de estados, mas concomitantemente apresenta desafios em um contexto de contingenciamento de recursos orçamentários do governo federal às universidades federais. O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória do PPGPAM em dois movimentos analíticos: o primeiro é a composição da estrutura do programa, delimitado pela área de concentração, linhas de pesquisas e disciplinas obrigatórias; o segundo são as agendas de pesquisa formuladas pelos docentes do referido programa, dos quais apresentam resultados sobre o Sudeste do Pará. Os resultados cotejados foram referentes ao processo de formação e implementação do PPGPAM por intermédio de uma agenda de pesquisa entre docentes, em territórios de profundas assimetrias socioeconômicos, no qual está cumprindo com o seu objetivo de formação de profissionais, cujo a função na sociedade seja a de ressignificar temas chaves para interpretação das problemáticas e fenômenos das desigualdades territoriais no Sudeste do Pará.
Palavras-chave: Unifesspa. Planejamento urbano e regional. Desconcentração. Território. Agendas de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.