Interiorização da pós-graduação em planejamento urbano e regional na Amazônia

a trajetória do PPGPAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4203

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2018 e compõe atualmente um dos dois programas de pós-graduação da área de concentração de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD) no interior da Amazônia. A interiorização do PPGPAM na Amazônia, localizado em Marabá no Pará, fortalece o movimento de desconcentração de programas do Sul e Sudeste, e capitais de estados, mas concomitantemente apresenta desafios em um contexto de contingenciamento de recursos orçamentários do governo federal às universidades federais. O objetivo deste artigo é apresentar a trajetória do PPGPAM em dois movimentos analíticos: o primeiro é a composição da estrutura do programa, delimitado pela área de concentração, linhas de pesquisas e disciplinas obrigatórias; o segundo são as agendas de pesquisa formuladas pelos docentes do referido programa, dos quais apresentam resultados sobre o Sudeste do Pará.  Os resultados cotejados foram referentes ao processo de formação e implementação do PPGPAM por intermédio de uma agenda de pesquisa entre docentes, em territórios de profundas assimetrias socioeconômicos, no qual está cumprindo com o seu objetivo de formação de profissionais, cujo a função na sociedade seja a de ressignificar temas chaves para interpretação das problemáticas e fenômenos das desigualdades territoriais no Sudeste do Pará.

Palavras-chave: Unifesspa. Planejamento urbano e regional. Desconcentração. Território. Agendas de pesquisa.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Pós-doutorado em Sociologia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Adjunto do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Marabá. Pará. Brasil.

Sergio Moreno Redón, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) desde 2017. Bolsista pós-doutoral (FAPESP) no Projeto Temático "Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo" do GAsPERR com o projeto "Os tempo do consumo e as novas práticas espaciais dos agentes urbanos em cidades médias: Presidente Prudente e Londrina", na Faculdade de Ciência e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente desenvolve o seu trabalho no Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional - IEDAR. Possui graduação em Geografia (2004) e doutorado em "Dinámicas Urbanas y Organización del Territorio" em Geografia pela Universitat de Barcelona, Espanha (2011). Foi professor adjunto da Universitat de Barcelona e professor da Escola Superior de Comerç i Distribució de Terrassa (Espanha) até o ano 2012. E membro do grupo de pesquisa GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições regionais, UNESP) OCUB (Observatori del Comerç Urbá de Barcelona, UB) e foi membro do grupo ANTERRIT (Anàlisi Territorial i Desenvolupament Regional, UB).

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Gumiero, R. G., & Redón, S. M. (2023). Interiorização da pós-graduação em planejamento urbano e regional na Amazônia: a trajetória do PPGPAM . DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13(ed.esp.), 117–136. https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp.4203