Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos
desenvolvendo territórios vulneráveis no MS
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4185Resumo
consolidar como Universidade, necessitando ampliar o grau de verticalização no ensino. Frente a isso, investimentos foram efetuados na capacitação docente para fins de criação e consolidação da Pós-graduação no âmbito da instituição. Nasce desses esforços, em 2014, associado com ações de docentes do quadro efetivo da UEMS, o Programa de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), que também teve impulso em virtude de condições de vulnerabilidade de territórios da fronteira-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Este artigo objetiva versar sobre o desenvolvimento do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS), sua trajetória e desafios, no intuito de ser um ente de fomento do desenvolvimento territorial, em especial ao eixo sul-fronteira e fronteira-oeste sul-mato-grossense. Para tanto, as concepções sobre desenvolvimento e desenvolvimento regional também são discutidas, bem como seus desafios com foco em regiões vulneráveis, alicerçada em uma estrutura metodológica bibliográfica e documental. Salienta-se que o PPGDRS veio para cumprir um papel importante para fomento regional, e que tem como desafio para fomentar o desenvolvimento, questões ligadas com aspectos culturais e institucionais.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Territórios Vulneráveis; Cultura; Patrimonialização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.