Autonomia feminina no campo
um perfil atualizado da região sul a partir dos dados do censo agropecuário 2017
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.Dossie.3920Resumo
O presente artigo tem por objetivo traçar o perfil da mulher no campo no sul do Brasil, a partir de características censitárias disponíveis dos estabelecimentos agropecuários. Foram extraídos dados do último Censo Agropecuário de 2017 com recorte de gênero e adotando como critério metodológico a divisão entre agricultura familiar e não familiar (orientados pelo Decreto 9.064/2017 que regulamentou a Lei da Agricultura Familiar, além da pesquisa bibliográfica de textos relacionados. As mulheres no campo sofrem com discriminações específicas, seja pela dificuldade no acesso à terra, escolaridade, invisibilização do seu trabalho agrícola entre outros, que representam um entrave à sua autonomia. Neste artigo se verificou que as mulheres de agricultura familiar da Região sul podem ter tido impactos positivos das diretrizes governamentais que tinham por objetivo fornecer maior acesso à terra. Também verificou-se que as mulheres dedicam grande parte da produção do estabelecimento para autoconsumo e que a maioria destas possui escolaridade até no máximo o ensino fundamental. Também é possível que tenha havido a evasão de mulheres das ocupações agropecuárias. As variáveis de acesso à terra, produção para autoconsumo e baixa escolaridade, se avaliadas de forma conjunta, permitem inferir que a mulher do campo ainda busca sair da condição de subordinação de gênero, mesmo que tenha tido conquistas que exponham um horizonte de autonomia no meio rural.
Palavras-chave: Mulheres. Agricultura Familiar. Economia Feminista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.