Gestão social e planejamento em saúde

um estudo dos planos municipais de saúde da rota da produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3818

Resumo

Os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) orientam que o planejamento da política pública de saúde deve se dar de forma descentralizada, regionalizada, ascendente, com participação da sociedade civil organizada, movimentos sociais, conselhos e controle social. A formulação das políticas públicas de saúde deve, portanto, observar preceitos de cidadania deliberativa e ser construída por meio de um planejamento participativo. Frente ao exposto, o presente ensaio repousa seu objeto de estudo sobre o planejamento da política de saúde nos municípios que compõem a região de saúde 20, denominada de Rota da Produção, localizada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, composta por vinte e seis municípios de pequeno porte populacional, tendo Palmeira das Missões como sede administrativa. O objetivo que ora se apresenta é o de verificar se o processo de confecção dos planos municipais de saúde atende aos preceitos da gestão social, consubstanciados na Constituição Federal de 1988 e na legislação de regência do SUS. Para tanto, parte-se do seguinte questionamento: O processo de elaboração dos planos municipais de saúde da Rota da Produção observa os preceitos da gestão social? Para atingir o objetivo do estudo foi utilizado levantamento bibliográfico e análise documental. Verifica-se, ao final, que os planos municipais apenas serão ferramentas aptas a promover o bem comum se o planejamento participativo for compreendido pelo ente municipal como etapa fundamental e orientadora do processo de execução das políticas públicas de saúde.

Palavras-Chave: controle social; gestão social; planejamento participativo; regionalização; Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/UNISC. Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ). 

Patrícia de Carli, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ. Assessora Jurídica da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Allebrandt, S. L., & Carli, P. de. (2023). Gestão social e planejamento em saúde: um estudo dos planos municipais de saúde da rota da produção. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 415–432. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3818

Edição

Seção

Artigos