Uma reflexão sobre a vocação para o comércio exterior do estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3793

Resumo

Este trabalho analisa a influência do comércio exterior nas microrregiões do Espírito Santo. Para tanto, além de uma comparação entre o comércio exterior capixaba e brasileiro, são avaliados os desempenhos das dez microrregiões do Estado. São comparados os comportamentos dos fluxos comerciais – somas das exportações com as importações – e dos PIBs regionais, além de seus coeficientes de abertura. São identificados os principais setores e produtos envolvidos com essas comercializações em cada microrregião do Estado. Como resultado, verifica-se que as maiores concentrações dessas atividades estão em locais que abrigam grandes empreendimentos industriais implementados desde meados de 1960. Ou seja, pouco dispersas no território capixaba. Entre possíveis medidas para reverter esse quadro, estaria a promoção de atividades de intercâmbio entre empresas e profissionais de diferentes setores da economia do Espírito Santo, o que permitiria ampliar a quantidade de profissionais com conhecimento sobre as práticas necessárias para atuar nesse comércio.

Palavras-chave: Abertura comercial. Microrregiões. Produtos. Transportes.

Biografia do Autor

Leandro de Souza Lino, Unicape/Faesa

Possui doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela FAU/USP, Mestrado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, é Professor na Unicape/Faesa e trabalha com projetos nas áreas de Desenvolvimento e Planejamento Regional, e diagnósticos regionais e de setores econômicos. Tem interesse em Economia Regional, Planejamento Urbano e Regional, e Desenvolvimento Regional e Setorial.

Andreína Nigriello, Universidade de São Paulo - USP

Possui doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é livre-docência no Departamento de Projeto da FAU/USP.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Lino, L. de S., & Nigriello, A. (2023). Uma reflexão sobre a vocação para o comércio exterior do estado do Espírito Santo. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 189–212. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3793

Edição

Seção

Artigos