Determinantes da participação da população do campo no mercado de trabalho da RMSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.3716

Resumo

Diante da importância da participação da população do campo no mercado de trabalho, o presente estudo avalia o comportamento dos determinantes de tal inserção através de um modelo econométrico que estima as chances de um indivíduo encontrar-se economicamente ativo, modelo Probit. Este modelo é um tipo de análise de regressão apropriado para conjuntos de dados em que a variável dependente é de escolha binária. Os determinantes que apresentaram o maior impacto no sentido de elevar a participação foram: escolaridade, idade, posição no domicílio e raça. Visando realizar uma comparação entre os gêneros, estima também a participação para homens e mulheres separadamente. Dentre as diferenças encontradas, a principal foi que, embora o impacto da educação sobre a probabilidade estudada tenha sido o mais importante dentre os fatores analisados para ambos os gêneros, ele se mostrou mais marcante entre as mulheres para os maiores graus de instrução. Outro resultado importante foi quanto as variáveis chefes de família e se a pessoa é casada, sendo marcante para homens e mulheres, respectivamente. 

Palavras-chave: Mercado de trabalho. PEA. Região Metropolitana de São Paulo.

Biografia do Autor

Leandro Batista Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Economia. Professor do DCIS da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana. Bahia. Brasil.

Maria Orlandia de Melo Belmiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pós graduada em Educação do Campo. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ilhéus. Bahia. Brasil.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais do Campo. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Vitória da Conquista. Bahia. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Duarte, L. B. ., Belmiro, M. O. de M., & Santos, A. R. dos. (2023). Determinantes da participação da população do campo no mercado de trabalho da RMSP. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 13, 170–188. https://doi.org/10.24302/drd.v13.3716

Edição

Seção

Artigos