Incorporação e desenvolvimento de tecnologias de informação em cidades Argentinas
uma análise de caso
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..3122Resumo
O objetivo do trabalho é analisar o lugar que as tecnologias da informação ocupam na agenda das cidades argentinas, no contexto da segunda onda informacional. A partir da análise da literatura especializada sobre o assunto, são identificadas várias formas de promover a incorporação e o desenvolvimento dessas tecnologias nas cidades, considerando os diferentes objetivos que perseguem e as abordagens teóricas que os sustentam. A seguir, são analisados os casos de duas cidades que, há aproximadamente 15 anos, implantam iniciativas relacionadas ao tema analisado. O estudo de caso adota uma abordagem qualitativa, apoiada na análise de fontes secundárias, que é complementada com entrevistas semiestruturadas com informantes-chave. Os resultados da pesquisa sugerem que as iniciativas relacionadas à incorporação e ao desenvolvimento das tecnologias da informação nas cidades constituem um fenômeno altamente heterogêneo e dinâmico, caracterizado pela utilização de diversos instrumentos que podem variar ao longo do tempo. As relações entre os diversos atores sociais e o papel que os governos locais assumem nos processos de inovação sócio tecnológica exercem forte influência tanto na trajetória do desenvolvimento informacional, como na sua orientação urbana e vinculação com as cidades.
Palavras-chave: Capitalismo informacional. Inovação. Software. Cidades. Politicas públicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.