Cidades inteligentes e criativas e smartificação dos territórios
apontamentos para reflexão
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2896Resumo
Este artigo sobre cidades inteligentes e criativas e smartificação dos territórios tem uma natureza exploratória e por objetivo elencar os tópicos mais relevantes para a compreensão do tema das cidades e territórios inteligentes. Em primeiro lugar, a natureza transdisciplinar e transfronteiriça do tema. Em segundo lugar, os mitos em redor da noção de smart city e as correntes emergentes do planeamento urbanístico da era digital. Em terceiro lugar, o data problem e tudo o que releva da gestão do big data e da política de open data nesta matéria. Em quarto lugar, uma aproximação à noção de cidade criativa, irmã gémea da cidade inteligente. Em quinto lugar, a projeção da cidade inteligente para fora do seu perímetro urbano em direção à smartificação do território envolvente. Em sexto lugar, associamos a smartificação do território à metodologia do território rede e ator rede. Em sétimo lugar, alertamos para os riscos da fratura digital e a importância da conetividade na cobertura digital. Por fim, rumamos em direção à utopia territorial da cidade inteligente e criativa. No final, sublinhamos algumas linhas vermelhas que importa acautelar em matéria de smartificação das cidades e dos territórios. Em síntese, a cidade inteligente e criativa ambiciona ser aquela cidade ecologicamente equilibrada, socialmente inclusiva, solidária e democrática e que experimenta novas formas de regulação e governação.
Palavras chave: Cidades Inteligentes. Cidades Criativas. Smartificação do Território. Big Data e Open Data. Deficiente Cobertura Digital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.