Análise do modelo agricultura suportada pela comunidade no Brasil do ponto de vista da economia dos custos de transação
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v11.2779Resumo
As transações entre agricultores e consumidores geram custos, e esses custos podem ser minimizados usando-se a estrutura de governança mais apropriada. O principal objetivo deste estudo foi analisar a estrutura de governança utilizada na Agricultura Suportada pela Comunidade no Estado de São Paulo, Brasil, a fim de identificar se a mesma favorece a coordenação entre os agentes e promove a redução dos custos transacionais. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa-quantitativa, de acordo com o método de pesquisa survey. Foram descritas as características do ambiente institucional, a fim de compreender os aspectos que delimitam o comportamento dos agentes e que influenciam a estrutura de governança entre os agentes, além de identificar as características das transações e dos agentes (agricultores e consumidores), do ponto de vista da Economia dos Custos de Transação. A análise das características dos agentes mostrou que há racionalidade limitada na percepção dos consumidores; as características das transações indicaram um alto nível de especificidade local, temporal, física e de marca, além da especificidade tecnológica nas percepções dos agricultores; e a frequência nas transações ser de nível alto. Os resultados indicaram que a estrutura de governança utilizada é a híbrida com dependência bilateral e, embora adequada, requer melhorias na redução da incerteza entre os agentes. Esse artigo trouxe contribuições científicas ao relacionar a abordagem teórica de Economia dos Custos de Transação aos canais curtos de produção e consumo de alimentos e, principalmente, no estado de São Paulo, Brasil, onde há crescimento desses canais na última década.
Palavras-chave: Canal de comercialização. Ambiente institucional. Estrutura de governança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.