Mudanças climáticas, comércio intranacional e exportações agrícolas à luz do modelo gravitacional
estimativas para o nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2771Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o efeito das mudanças climáticas sobre a capacidade de exportação dos estados da região Nordeste do Brasil. Em específico, buscou-se avaliar o efeito dos níveis de temperatura e precipitação sobre o volume de exportações de produtos alimentícios e animais vivos da região, bem como sobre as exportações intranacionais da região. A partir da abordagem de modelos gravitacionais, amplamente utilizada em estudos dos determinantes dos fluxos de comércio, foi possível estimar o efeito das mudanças climáticas nos fluxos de comércio. Os resultados encontrados apontam que o aumento de 1% na temperatura média dos estados da região acarretaria na redução das exportações intranacionais em 1,33% e na redução das exportações de produtos alimentícios e animais vivos em 8,68%. No tocante ao efeito da precipitação de chuvas, tem-se que o aumento de 1% na precipitação de chuvas acarretaria, em média, na elevação de aproximadamente 0,53% das exportações intranacionais. Todavia, em relação ao efeito desta variável sobre as exportações de produtos alimentícios e animais vivos da região não se captou significância estatística. Portanto, conclui-se que o aumento da temperatura impacta negativamente o volume de exportações da região.
Palavras-chave: Temperatura. Exportações. Dados em Painel. Mudanças Climáticas. Desenvolvimento Sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.