Oeiras smart
um learning case de inteligência territorial
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2755Resumo
Este texto apresenta um projeto-piloto de desmaterialização de um procedimento inerente à delegação de competências entre o Município de Oeiras e as Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho. Num quadro em que as cidades portuguesas começam a apostar mais fortemente nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para mudar a relação entre cidadãos, espaços e serviços municipais, este projeto é apresentado como um learning case de inteligência territorial. O projeto foi conduzido numa unidade orgânica do município, procurando-se aferir as potencialidades das tecnologias open-source (QGIS 3.6) na governança digital da cidade. A governança digital implica habilitar práticas governativas centradas nos usuários (cidadão e empresas) como cocriadores de serviços e políticas públicas. Nesse sentido, este projeto de digitalização idealiza numa segunda fase o envolvimento e participação dos usuários para que os serviços e as políticas possam ser sustentados nas suas necessidades/preferências. A desmaterialização do procedimento implicou a identificação dos circuitos e fluxos de informação, tipologias documentais envolvidas e responsabilidades associadas a cada atividade, no sentido da sua simplificação, informatização e otimização. A principal aprendizagem deste learning case é a de evidenciar a partir do terreno como pequenos projetos incrementais estão/podem ser ativados para que no futuro uma transformação digital mais profunda possa acontecer. A smartificação liderada pelos municípios (Smart Cities 2.0) está ainda, portanto, numa fase de kick-off que deve ser analisada, especificamente na sua relação com a governança digital, através de casos de aprendizagem para um melhor planejamento e gestão do território.
Palavras-chave: Inteligência Territorial. Desmaterialização. Governança Digital. Smart Cities. Learning Case.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.