Vulnerabilidades induzidas no Semiárido Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2728Resumo
O Estudo tem como objetivo aferir os padrões de vulnerabilidades induzidas que acontecem nos 1262 municípios do semiárido brasileiro através de indicadores associados às privações de educação, renda, água encanada, saneamento e coleta sistemática de lixo. A pesquisa também objetivou avaliar como se distribuem os municípios do semiárido brasileiro no que se refere à apropriação do PIB. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados junto ao IBGE. Cria-se o índice de vulnerabilidades induzidas que se constitui na média ponderada daqueles indicadores. Na ponderação dos indicadores utiliza-se o método de análise fatorial com decomposição em componentes principais. Os resultados mostraram que os níveis de vulnerabilidades induzidas são elevados nos municípios do semiárido brasileiro e que a grande maioria dos municípios do semiárido tem PIB per capita de no máximo um salário mínimo, e que há heterogeneidade na apropriação do PIB entre esses municípios.
Palavras Chave: Pobreza. Desigualdades. Desenvolvimento. Nordeste.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.