Em torno do contributo das instituições de ensino superior para a dinâmica regional de crescimento económico

Autores

  • Maria da Conceição Rego Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal
  • António Caleiro Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.254

Palavras-chave:

Capital Humano, Crescimento Económico, Desenvolvimento Territorial, Instituições de Ensino Superior, Investigação e Desenvolvimento

Resumo

Como a bibliografia na matéria tem revelado de forma inequívoca, a presença de instituições de ensino superior (IES) no território provoca efeitos variados, que passam pelo aumento do conhecimento, da transferência de tecnologia e de maior inovação, a par com o aumento da procura local e com o aumento de emprego e rendimento disponível localmente. Contudo, a presença de IES em territórios com características económicas, demográficas e sociais diferentes poderá provocar efeitos também distintos. O nosso objectivo, com este estudo, é procurar averiguar as diferenças, em termos de efeitos territoriais, da presença de IES em regiões com características distintas. Assim, usando como unidade territorial de base as NUTS II, procederemos à comparação da dinâmica económica dos territórios – medida através da evolução do PIB – em termos da persistência dos efeitos, supostamente associados à presença de IES nesses territórios.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Rego, Departamento de Economia & CEFAGE-U.E. Universidade de Évora, Portugal

Departamento de Economia

Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano

Economia e desenvolvimento rural

Economia da Educação

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Rego, M. da C., & Caleiro, A. (2012). Em torno do contributo das instituições de ensino superior para a dinâmica regional de crescimento económico. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 2(2), 124–138. https://doi.org/10.24302/drd.v2i2.254

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.