Análise interdisciplinar da questão mineral e suas barragens de rejeito
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v9i0.2091Resumo
O presente trabalho busca ampliar o debate acerca da questão mineral no Brasil, se valendo de uma leitura interdisciplinar sobre o tema. Após os recentes acidentes com barragens em Minas Gerais e Pará, torna-se fonte de reflexão estas estruturas e suas relações com o espaço geográfico e perspectivas temporais. Inicia-se a pesquisa com os normativos jurídicos relativos a segurança destes empreendimentos, analisando criticamente sua estrutura, processo, função e forma. Em seguida, vale-se de pressupostos econômicos, geográficos, ecológicos e físicos, discutindo as falhas do mercado e os problemas relativos ao mainstream econômico que possui uma mania por crescimento (growthmania), desconsiderando os limites planetários. Por fim, retorna-se à questão jurídica, adicionando-se uma análise mais sociológica, valendo-se dos direitos humanos para compreender a forma como as populações são afetadas por estes empreendimentos, em diversas escalas temporais e espaciais.
Palavras-chave: Mineração. Economia Ecológica. Falhas de Mercado. Direitos Humanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.