Identidade regional no cluster comercial de confecções do Bom Retiro

Autores

  • Ivan Maia Tomé Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marco Aurélio Sanches Fittipaldi Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1261

Palavras-chave:

Confecções. Cluster Comercial. Identidade Regional.

Resumo

A presente pesquisa objetiva evidenciar a identidade regional formada no cluster comercial de confecções na região do Bom Retiro na cidade de São Paulo (SP). Foi feita uma pesquisa de campo descritiva com entrevistas considerando os lojistas e os serviços complementares ao negócio da confecção. Foi considerado na pesquisa de campo os três aspectos que caracterizam a identidade regional: a cognitividade, a afetividade e a conatividade (PAASI, 2013). Os entrevistados apontaram que a atual imagem do Bom Retiro é muito ligada à roupa de qualidade. Também delinearam as predominâncias éticas e de nacionalidades ao decorrer do tempo: italianos, judeus, agora coreanos e, futuramente os bolivianos, que são os novos investidores. Os lojistas não se organizam para resolver os problemas do Bom Retiro, e os lojistas não consideram representativo o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Biografia do Autor

Ivan Maia Tomé, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Marco Aurélio Sanches Fittipaldi, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

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Publicado

2016-11-21

Como Citar

Maia Tomé, I., & Sanches Fittipaldi, M. A. (2016). Identidade regional no cluster comercial de confecções do Bom Retiro. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 149–163. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1261

Edição

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