O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny

Autores

  • Kauan Prates Gonçalves Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ângela Cristina Trevisan Felippi Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1174

Palavras-chave:

Posicionamento de comunicação. Comércio varejista. E-commerce. Desenvolvimento regional.

Resumo

Os processos de globalização associados à revolução digital fizeram nascer novas formas de oferta e de consumo de produtos em distintas escalas. Uma delas foi o e-commerce, que surgiu e se desenvolveu a ponto de provocar movimentos de adesão à venda eletrônica por parte do comércio tradicional ou de busca de alternativas para suportar a concorrência que assim se coloca. O artigo traz os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o posicionamento de comunicação de uma quase centenária rede de comércio varejista de calçados da região Central do Rio Grande do Sul, Brasil, diante do avanço do e-commerce empreendido por empresas globais do setor. Valeu-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas com dirigentes e profissionais do setor de Comunicação da rede regional. Movimentou-se pela discussão conceitual sobre território, comunicação estratégica e posicionamento de comunicação, centrando-se na análise desse último na empresa em estudo, entendido como uma reação aos movimentos do e-commerce. Identificou um posicionamento centrado na valorização do vínculo da referida empresa com o território, materializado na relação direta com os consumidores, na confiança mútua e na transparência.

Biografia do Autor

Kauan Prates Gonçalves, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Publicitário e Relações Públicas

Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Líder do grupo de pesquisa no CNPq Desenvolvimento Regional e Processos Socioculturais.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Gonçalves, K. P., & Felippi, Ângela C. T. (2016). O posicionamento de comunicação do varejo regional diante do crescimento do e-commerce: o caso da Eny. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 107–124. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1174

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.