Ferramentas de inovação na contabilidade: relatos profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v29.5574

Resumo

A pesquisa tem como objetivo avaliar os determinantes, as características, e resultados dos métodos, técnicas e ferramentas de inovação em pequenas e médias empresas contábeis do norte catarinense. A partir da literatura empírica sobre inovação, o desenvolvimento por meio de entrevistas revelou insights valiosos com profissionais do setor. A agilidade e a estratégia organizacional emergiram como fatores cruciais para a inovação, embora a resistência à mudança tenha sido identificada como o principal obstáculo. A consciência e o conhecimento dos usuários variam conforme o setor e a exigência governamental, especialmente quanto às obrigações acessórias. A necessidade de evitar a obsolescência e enfrentar a concorrência impulsiona o uso dessas ferramentas, muitas vezes descobertas pela internet conforme as necessidades específicas. A integração dessas ferramentas nos processos diários é essencial para evitar falta de foco e adaptação às mudanças. Os entrevistados reconhecem que essas ferramentas facilitam a geração de ideias, resolução de problemas e ganho de tempo e organização. As evidências sugerem que a incorporação de novos métodos e ferramentas para a inovação pode melhorar o desempenho das empresas e permitir a expansão em novos mercados.

Palavras-chave: Inovação; Métodos; Contabilidade.

Biografia do Autor

Cassiano Hoepers, Universidade do Contestado

Mestrando no Curso de Administração Universidade do Contestado.Possui graduação em Administração pela Universidade do Contestado (2001). Atualmente é analista financeiro da Universidade do Contestado.

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade do Contestado

Doutor em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina com dupla titulação pela Universidad de Murcia (ESP), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, Especialista em Auditoria Governamental e Direito Comercial, e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Contestado, Perito Contábil do Ministério Público Federal, colabora como instrutor da Escola Superior do Ministério Público da União e integra a Rede InovaGov (Rede de Inovação do Setor Público). Integra grupos de pesquisa de distintas IES, como o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Ciências Contábeis (GEPACC-UNC), Laboratório Socioambiental - Contabilidade, Desenvolvimento Local e Economia Solidária (UFPR), o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade (NETEC-UFSC) e o Grupo de Estudos em Contabilidade Societária (GECS-UFRGS). Editor convidado da Revista Prosppectus/UFPB e da Revista de Informação Contábil (RIC-IJAR), na linha temática Ética e Responsabilidade Sustentável. Autor e revisor de artigos de periódicos e eventos nacionais e internacionais, entre 2019-2022 publicou 2 artigos A1, 6 artigos A2, 8 artigos A3 e 8 artigos A4, além 13 artigos em periódicos nos extratos B, C ou não classificados. Possui interesse de pesquisa nas áreas de Contabilidade e Administração, além de temáticas relacionadas a técnicas de identificação fraudes e whistleblowing, tributação, aplicação de tecnologias no ambiente de negócios e ensino, e comportamento do profissional contábil; contribuindo também em pesquisas sobre cooperativismo de crédito, e no setor público, em tópicos de finanças públicas, políticas públicas em educação, inovação, administração da justiça e administração pública em geral, onde atua há mais de 23 anos. Avaliador do BASIS, Elaborador do BNI (INEP-MEC) e Certificador (MEC). Profissional contábil registrado no CRC, e pesquisador associado à Associação Nacional de Pesquisa em Administração - ANPAD, American Accounting Association - AAA, e a European Accounting Association - EAA, também foi Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível D.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Hoepers, C., & Sallaberry, J. D. (2024). Ferramentas de inovação na contabilidade: relatos profissionais: . Ágora : Revista De divulgação científica, 29, 273–293. https://doi.org/10.24302/agora.v29.5574

Edição

Seção

Artigos