Ferramentas de inovação na contabilidade: relatos profissionais
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v29.5574Resumo
A pesquisa tem como objetivo avaliar os determinantes, as características, e resultados dos métodos, técnicas e ferramentas de inovação em pequenas e médias empresas contábeis do norte catarinense. A partir da literatura empírica sobre inovação, o desenvolvimento por meio de entrevistas revelou insights valiosos com profissionais do setor. A agilidade e a estratégia organizacional emergiram como fatores cruciais para a inovação, embora a resistência à mudança tenha sido identificada como o principal obstáculo. A consciência e o conhecimento dos usuários variam conforme o setor e a exigência governamental, especialmente quanto às obrigações acessórias. A necessidade de evitar a obsolescência e enfrentar a concorrência impulsiona o uso dessas ferramentas, muitas vezes descobertas pela internet conforme as necessidades específicas. A integração dessas ferramentas nos processos diários é essencial para evitar falta de foco e adaptação às mudanças. Os entrevistados reconhecem que essas ferramentas facilitam a geração de ideias, resolução de problemas e ganho de tempo e organização. As evidências sugerem que a incorporação de novos métodos e ferramentas para a inovação pode melhorar o desempenho das empresas e permitir a expansão em novos mercados.
Palavras-chave: Inovação; Métodos; Contabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ágora : revista de divulgação científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.