Impactos da participação das micro e pequenas empresas do estado do Rio Grande do sul no programa ALI produtividade do SEBRAE
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v29.5167Resumo
O Sebrae promove de forma proativa a inovação em pequenos negócios, sendo uma dessas ações o Programa de Agentes Locais de Inovação - ALI. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os resultados relacionados aos impactos da participação no Programa ALI Produtividade de dezesseis micro e pequenas empresas localizadas na região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul, as quais foram atendidas no período de agosto a dezembro de 2022 por uma agente local de inovação. Em relação à natureza, essa pesquisa se classifica como aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa e em relação aos objetivos classificou-se como exploratória e descritiva e o procedimento metodológico utilizado foi uma pesquisa de campo. Os resultados obtidos com a pesquisa, demonstram que houve uma variação global positiva em relação à mensuração do Radar ALI, entre a primeira coleta de informações (R0) e a coleta final (Rf) representando um incremento de 24,4%. Ao analisar o indicador de produtividade proposto pelo Programa ALI junto as micro e pequenas empresas (MPEs), o qual é considerado um indicador relevante do programa, pois envolve variáveis relacionadas ao faturamento bruto, custos variáveis totais e o número de colaboradores na empresa, observou-se um crescimento global de 9,48% entre as MPEs participantes, entre a primeira mensuração do indicador (T0) e a mensuração final (Tf). Além disso, os resultados deste estudo podem contribuir para futuras pesquisas sobre a inovação nas MPEs e os fatores que influenciam a gestão destas organizações.
Palavras-chave: inovação; Programa ALI; produtividade; Sebrae; MPEs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ágora : revista de divulgação científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.