Estado da arte das pesquisas envolvendo x-efficiency

análise das redes de relacionamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v28.4948

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é elaborar uma revisão sistemática de literatura a partir do estado da arte das pesquisas sobre x-efficiency no contexto da América do Sul. Buscando atingir o objetivo proposto utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura, a partir do protocolo proposto por Tranfield et al., (2003) onde abrange três etapas: (1) planejamento da revisão, (2) realização da revisão e (3) disseminação do conhecimento. Foram identificados na base de periódicos Web of Science e Scopus um total de 25 artigos primários, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, necessários para obter artigos de periódicos com elevada reputação. Dentre os principais resultados dessa pesquisa pode-se destacar: os autores e periódicos mais proeminentes, validando-se a primeira lei bibliométrica de Lotka de produtividade de autores, destacando-se Molinos-Senante com diversos artigos produzidos, e Tabak com elevado número de citações, além da validação da segunda lei bibliométrica de Bradford de produtividade dos periódicos, onde pode-se ressaltar o periódico European Journal of Operational Research. Outro resultado interessante da pesquisa refere-se a nuvem de palavras, tendo-se como destaque termos como: eficiência, água, custo e DEA que foram terminologias muito associadas a temática x-efficiency, além disso, foi possível categorizar a amostra de trabalhos conforme descrição do conteúdo nos resumos onde destacou-se em termos de país o Brasil; em termos de setores da atividade econômica os destaques foram para o bancário e de saneamento enquanto o tipo de abordagem dos modelos de estimação foi a fronteira estocástica com as mais diversas variações.

Palavras-chave: Eficiência-X; Custos; Lucro; Revisão Sistemática.

Biografia do Autor

Neivaldo Ramos Pontes, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração. Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. Brasil.

Wesley Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Engenharia de Produção. Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Redes (PROFIAP/UFAL) e do Mestrado acadêmico em Economia na Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. Brasil.

Vinicius José Silva Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. Brasil.

Robson de Faria Silva, Universidade do Contestado - UNC

Doutor em Administração. Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Luciana Santos Costa Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Administração. Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública em Redes da Universidade Federal de Alagoas (PROFIAP/AL). Alagoas. Brasil.

Marcos Vinicius de Oliveira Sales, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Alagoas. Brasil.

Maria Eduarda Araújo Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em andamento em Ciências Contábeis. Universidade Federal de Alagoas. Alagoas. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

Pontes, N. R., Silva, W. V. da, Oliveira, V. J. S., Silva, R. de F., Silva, L. S. C. V. da ., Sales, M. V. de O., & Costa, M. E. A. (2023). Estado da arte das pesquisas envolvendo x-efficiency: análise das redes de relacionamento. Ágora : Revista De divulgação científica, 28, 161–184. https://doi.org/10.24302/agora.v28.4948

Edição

Seção

Artigos