Aquisição do conhecimento – fronteiras cognitivas: a linguagem no processo de aprendizagem com fundamento na neurociência

Autores

  • Vilson Pohlenz Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.431

Palavras-chave:

Neurociência. Conhecimento cognitivo. Linguagem oral. Pensamento. EaD.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a aquisição do conhecimento fundamentado na neurociência, descrevendo a apropriação pelo cérebro das informações e suas regiões responsáveis pela fala e compreensão desta. Desde os estudos da biologia e fisiologia do cérebro até o cotejamento das teorias que tratam da aquisição da linguagem oral ou escrita, indigitando a relação da aprendizagem em EAD. Ao concluir este trabalho investigativo na bibliografia estudada, constatou-se que ainda se tem pouca compreensão do processo de aquisição do conhecimento e que a ciência tem um longo e produtivo caminho a percorrer, o que se tem certeza é que o aprofundamento do estudo na compreensão do fenômeno biológico, neurológico e psicocognitivo em linguagem – seja oral ou escrita, é fundamental para aprimoramento de estratégias nos processos da aprendizagem em EAD.

Biografia do Autor

Vilson Pohlenz, Universidade do Contestado

Educação

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Publicado

2013-12-05

Como Citar

Pohlenz, V. (2013). Aquisição do conhecimento – fronteiras cognitivas: a linguagem no processo de aprendizagem com fundamento na neurociência. Ágora : Revista De divulgação científica, 18(2), 104–119. https://doi.org/10.24302/agora.v18i2.431

Edição

Seção

Artigos