Eficiência dos serviços contábeis na geração de riqueza e qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v25i0.2687Resumo
Este estudo avaliou a eficiência dos serviços contábeis na geração de riqueza e qualidade de vida nos Estados brasileiros. Para a análise foram consideradas as variáveis: número de contadores, valores do PIB indústria, serviços, agropecuária e impostos, índices do IDH longevidade e educação - dos Estados brasileiros. Essas proxies foram utilizadas com o intuito de verificar em quais Estados os serviços contábeis são mais eficientes em impulsionar a economia e contribuir para uma melhor qualidade de vida, representada pela longevidade e pela educação. Para realizar essa avaliação aplicou-se o método Multi-Objective Optimization by Ratio Analysis (MOORA). Por meio da aplicação desse método elaborou-se um ranking de eficiência que apresentou o Estado de São Paulo em primeiro lugar e o Estado do Acre em último lugar. Os resultados também evidenciaram que o maior número de contadores reside nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná Bahia e Santa Catarina. Essa disparidade na distribuição do número de contadores e nos valores dos itens do PIB não ficou tão fortemente evidenciada nos elementos do IDH, pois estes índices ficaram acima da média nacional em aproximadamente a metade dos 27 membros da federação. Esse estudo contribui para a valorização dos serviços contábeis demonstrando que eles podem interferir também na geração de riqueza dos Estados e indiretamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Palavras-chave: Profissão contábil. Produto Interno Bruto. Índice de Desenvolvimento Humano. Multi-Objective Optimization by Ratio Analysis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ágora : revista de divulgação científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.