UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE: UMA FORMA DE INCLUSÃO

Autores

  • Ilze Salete Chiarello Universidade do Contestado - UnC
  • Célia Pereira Gomes Universidade do Contestado - UnC
  • Maria Marcia Soares Universidade do Contestado - UnC
  • Silvana Maria Vitto Zachet Universidade do Contestado - UnC
  • Marilene Salvadori Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.18

Palavras-chave:

Educação, Terceira idade, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer algumas reflexões acerca do envelhecimento populacional, da necessidade de políticas de educação específicas em torno do tema Universidade Aberta da Maior Idade e da forma de inclusão que esta propicia a esse segmento da população. Este artigo tem, ainda, como objetivo, demonstrar o projeto implantado na Universidade do Contestado, numa região que abrange em torno de 54 municípios. O surgimento desta preocupação na Universidade é resultado da crescente demografia da população de idosos – um fenômeno mundial que se evidencia também no Brasil. Buscar formas de inclusão de pessoas idosas é visto pelas agências formadoras como um compromisso a ser assumido, principalmente, pelas universidades que objetivam ações de inclusão social e melhoria da qualidade de vida da população de seu entorno. A Universidade do Contestado, ciente deste compromisso, destacado no seu Plano Integrado de Desenvolvimento Institucional – PIDI busca, de todas as formas possíveis, integrarem segmentos da sociedade que não são atingidos pelo ensino e pela pesquisa, democratizando a ação da universidade àqueles que não são atingidos por estas duas funções. Assim, cabe à extensão a efetivação de programas que contemplem uma forma de educação continuada, destinada ao idoso. Finalmente, o artigo analisa os resultados alcançados e aponta caminhos para ampliar a oferta de programas desta natureza, voltados para a necessidade de aperfeiçoamento de pessoas para atuarem com tão especial clientela.

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Como Citar

Chiarello, I. S., Gomes, C. P., Soares, M. M., Zachet, S. M. V., & Salvadori, M. (2011). UNIVERSIDADE ABERTA DA MAIOR IDADE: UMA FORMA DE INCLUSÃO. Ágora : Revista De divulgação científica, 16(1), p. 163–170. https://doi.org/10.24302/agora.v16i1.18

Edição

Seção

Artigos