Consumo de bebidas alcoólicas por jovens mulheres: análise à luz do marketing social
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1716Palavras-chave:
Consumo de bebidas. Marketing social. Jovens mulheres.Resumo
Este estudo tem como discussão central o consumo de bebidas alcoólicas entre as jovens universitárias, analisado à luz do marketing social. O objetivo do estudo foi investigar como jovens universitárias analisam o consumo de bebidas alcoólicas a partir de questões relativas à impulsividade, à rejeição social e aos danos causados por esse consumo, além de avaliar as ferramentas do marketing com base no modelo teórico. Para isso foi desenvolvida uma revisão de literatura elencando os principais fatores que levariam as jovens a consumirem bebidas. Para operacionalização da pesquisa escolheu-se o método qualitativo, para averiguar as práticas de consumo de bebidas alcoólicas pelas jovens, e como estratégia de coleta de dados procedeu-se o grupo focal, para identificar as principais ideias das jovens a respeito do tema. De maneira geral, os resultados obtidos indicaram que os grupos sociais influenciavam o consumo pelas entrevistadas. O consumo está relacionado a fatores emocionais, às mudanças ambientais e ao fato da sensação de prazer que o sabor das bebidas proporciona às jovens. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, assim como as limitações e as sugestões para novas pesquisas na temática em questão.Downloads
Publicado
2018-10-01
Como Citar
Alves, J. dos S., Balbino, T. R., Barboza, S. I. S., Oliveira, E. S. P. de, & Alcântara, A. E. B. B. (2018). Consumo de bebidas alcoólicas por jovens mulheres: análise à luz do marketing social. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(1), 72–94. https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1716
Edição
Seção
Artigos
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