DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA E A RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v16i2esp..150Palavras-chave:
dificuldade psicomotora, dificuldade de leitura e dificuldade de escritaResumo
Os fatores de desenvolvimento psicomotor que influem na aprendizagem da leitura e escrita são muitos; tais como os psicológicos, os sociais, os ambientais e outros. O desenvolvimento do estudo sobre a freqüência em que se cruzam os traços de dificuldade psicomotora e os traços de dificuldades na leitura e escrita contou com a participação de uma amostra de dez alunos da segunda série do ensino fundamental matutino e vespertino da escola básica Sólon Rosa. Através de um questionário e com base nele, foram selecionados e analisados com os objetivos de pesquisar os traços de dificuldades de aprendizagem referentes à leitura e escrita e, verificar os traços de dificuldades psicomotoras. Foram realizadas intervenções através de triagem na sala de aula e da bateria psicomotora, individualmente. As atividades da bateria psicomotora foram baseadas na Escala Motora proposta por Fonseca (1995) e Rosa Neto (2002), com o objetivo de caracterizar possíveis ligações entre os traços de dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e os traços de dificuldades psicomotoras. Foram tabulados os dados da pesquisa exploratória e sua análise, respondeu a questão; os alunos com traços de dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita também demonstram traços de dificuldades motoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.