Estudo da viabilidade de produto adaptado para supermercados: um panorama da experiência dos cadeirantes e dos estabelecimentos
DOI:
https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1432Palavras-chave:
Design de produto. Acessibilidade. Carrinho de supermercado adaptado.Resumo
Os estudos de adaptações de produtos voltados para pessoas com algum tipo de restrição física ou mobilidade reduzida vem aumentando gradativamente. Diante desse cenário, realizamos um panorama in loco para entender o ponto de vista do cadeirante como consumidor realizando compras e dos estabelecimentos em adquirir um produto adaptado aos cadeirantes, para então investigar a viabilidade de desenvolvimento de um produto adaptado. Foram desenvolvidos protocolos de análise dos cadeirantes e dos ambientes que proporcionasse maior abrangência de resultados possíveis em relação às principais dificuldades encontradas por pessoas com mobilidade reduzida, e também a visão dos supermercados sobre o tema abordado. Os resultados foram favoráveis para criação de um carrinho de supermercado adaptado a pessoas com restrição física, pois aumentaria a mobilidade e facilitaria o ato de realização de compras. Do ponto de vista dos responsáveis pelos estabelecimentos em relação a produtos e adaptações para cadeirante, estariam contribuindo para a inclusão social que é tão abordada na sociedade atual. Todavia, a modificação dos espaços físicos e o custo/benefício das alterações podem comprometer as condições de acessibilidade ao cadeirante nos estabelecimentos investigados.Downloads
Publicado
2018-10-01
Como Citar
Schlemmer, A., & Souza, D. I. de. (2018). Estudo da viabilidade de produto adaptado para supermercados: um panorama da experiência dos cadeirantes e dos estabelecimentos. Ágora : Revista De divulgação científica, 23(1), 116–134. https://doi.org/10.24302/agora.v23i1.1432
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.